Medicina 5wuk

1.
QPCI11687 Medicina Ano: 2019 Banca: CON Órgão: Pref. Cuitegi/PB

Menor de 13 anos, em consulta junto à Unidade de Atenção Básica à Saúde da Família (UBSF), apresenta lesões grosseiras de pele (face, tórax, membros superiores e inferiores) e mucosas (olhos e boca), características de trabalho infantil em carvoaria, confirmado por sua genitora; além de lesões corporais (equimoses, hematomas, escoriações pelo corpo), motivado por espancamentos realizados pelo padrasto do menor.Nesse caso o médico da Unidade Básica de Saúde da Família deve 1a2g32

I- buscar o órgão competente para recebimento da denúncia de maus tratos. Portanto, deve realizar sua atuação junto ao Juiz da Infância e Juventude que, por sua vez, analisa as situações de risco e aplica as medidas protetivas.

II- buscar o Ministério Público, que fiscaliza o Conselho Tutelar, e tem legitimidade para tomar medidas judiciais com relação à suspensão ou destituição do poder familiar e para aplicação de medidas protetivas à vítima e sua família. Além disso, é incumbido de propor a Ação Penal Pública incondicionada e a condicionada à Representação nos casos em que a legislação permite, para punição do agressor. Em síntese, defende os direitos fundamentais da criança e do adolescente (art. 201, VIII do ECA).

III- procurar a Autoridade Policial que investiga a conduta de maus tratos, caso estes tenham resultado em infração a norma penal, preparando elementos para que o Ministério Público possa interpor a ação correspondente.

IV- buscar de imediato o Conselho Tutelar que aplica medidas de proteção à criança e ao adolescente vítima (art. 136, I combinado com o art. 101 do ECA) bem como medidas aos pais (art. 136, II combinado com o art. 129 do ECA); e também comunicar ao Ministério Público o fato que constitua infração istrativa ou penal contra criança ou adolescente (art. 136, IV do ECA).


Está CORRETO o que se afirma em
2.
QPCI33312 Medicina Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: TJ/SP

Elaborar e executar programas educativos, com o objetivo de incentivar mudanças nos hábitos e costumes, na alimentação e higiene, e em outros fatores determinantes e condicionantes da saúde individual e coletiva, são procedimentos considerados, pelo Ministério da Saúde, de
3.
QPCI77501 Medicina Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Campo Bom/RS

Analise as seguintes assertivas em relação à hanseníase:

  1. A sensibilidade térmica é a primeira a ser perdida nas lesões hansênicas.
  2. No tratamento poliquimioterápico paucibacilar, a pessoa deve tomar seis doses supervisionadas em até nove meses.
  3. A transmissão da hanseníase ocorre principalmente por contato direto com a pele de pessoas doentes.
Quais estão corretas?
4.
QPCI101350 Medicina Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: IHB/DF

Com relação a aspectos relacionados à anestesia em obstetrícia, julgue os itens a seguir.

No parto cesáreo, as pacientes apresentam maior risco de aspiração do conteúdo gástrico em comparação às pacientes não submetidas à cirurgia obstétrica.
5.
QPCI128452 Medicina Ano: 2020 Banca: STRATEGIC Órgão: Pref. Boa Vista/RR - SMAG

O aleitamento materno deve ser exclusivo até os 6 meses de idade e complementado até os dois anos ou mais, pois traz inúmeros benefícios nutricionais à criança além de proteção imune. Porém, o aleitamento NÃO é recomendado na seguinte condição materna:
6.
QPCI128459 Medicina Ano: 2020 Banca: STRATEGIC Órgão: Pref. Boa Vista/RR - SMAG

Paciente do sexo masculino, 65 anos de idade, queixa-se de dispneia aos médios esforços, com piora progressiva nos últimos meses. Nega doenças prévias ou tabagismo. Refere ter trabalhado em fábrica de telhas, durante 25 anos. Ao Raio X de tórax apresenta placas e espessamentos pleurais nos campos pulmonares inferiores.
A principal hipótese diagnóstica é:
7.
QPCI128658 Medicina Ano: 2020 Banca: STRATEGIC Órgão: Pref. Boa Vista/RR - SMAG

Sobre a classificação de Kudo para o padrão de abertura de criptas das glândulas na superfície da mucosa das lesões polipoides colorretais, pode-se afirmar:
8.
QPCI129054 Medicina Ano: 2020 Banca: STRATEGIC Órgão: Pref. Boa Vista/RR - SMAG

Mulher de 26 anos de idade, evoluindo há 15 dias com artralgias de punho e tornozelos, lesões cutâneas purpúricas palpáveis em nádegas e membros inferiores, além de paroxismos recorrentes de dores abdominais. Há 3 dias, começou a observar hematúria macroscópica. A pesquisa de dismorfismo eritrocitário no EAS foi positiva. O diagnóstico mais provável é:
9.
QPCI144157 Medicina Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Faxinal do Soturno/RS

De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, são responsabilidades comuns a todas as esferas de governo:

  1. Contribuir com o financiamento tripartite para o fortalecimento da Atenção Básica.
  2. Estimular a participação popular e o controle social.
  3. Estabelecer mecanismos de autoavaliação, controle, regulação e acompanhamento sistemático dos resultados alcançados pelas ações da Atenção Básica, como parte do processo de planejamento e programação.
Quais estão corretas?
10.
QPCI195587 Medicina Ano: 2019 Banca: FGV Órgão: Pref. Salvador/BA

Um homem de 65 anos tem história de dispneia aos esforços e expectoração diária há seis meses. É tabagista de 50 maços ano. No exame físico apresente redução do murmúrio vesicular com alguns sibilos ao final da expiração. Seu teste de função pulmonar apresenta FEV₁ de 4 ,5 L ( 60% do predito), capacidade vital forçada (CVF) de 2,3 L e a relação FEV₁/CVF é de 0,65. Segundo os critérios GOLD para gravidade da obstrução ventilatória do portador de DPOC, sua alteração respiratória podeser classificada como